Notícias

Comunicado oficial: Recomendações do CFM para médicos

Em nota técnica enviada ontem a profissionais de saúde, o CFM fez várias observações (20 páginas) recomendando uma série de medidas para evitar contaminação e propagação em massa pelo coronavírus.

Entre essas, atendo-se ao ponto da sua solicitação está uma aos gestores de hospitais que suspendam atendimento ambulatorial e a realização de procedimentos eletivos. O atendimento emergencial, clínico ou cirúrgico, deve ser mantido.

Temos uma perspectiva de cerca de 5.000 (cinco mil) casos dentro de uma semana.
Não há uma especificação estrita para consultórios particulares que na nossa interpretação deve obedecer aos mesmos princípios, porém ressaltando-se o bom senso, ou seja, há espaço para exceções. Ex: um paciente em pós-operatório que refere por ter sinais inflamatórios na incisão, que estão incomodando sobremaneira, ou outro que necessita retirar uma sonda vesical. VÃO PARA A EMERGÊNCIA e enfrentem uma fila, uma sala de espera cheia e ambiente contaminado?

Caso tenha que atender pacientes, levar em conta os cuidados básicos que todos conhecem e que foram informados como eles: higiene manual, álcool gel 70°, não tocar as mãos no rosto, evitar cumprimentos manuais, abraços etc. O uso de máscaras é facultativo, porém obrigatório para aqueles que estão com tosse, espirrando.

A SBU e está alerta e a disposição de seus associados.

Antonio Carlos Lima Pompeo
Diretoria SBU
Gestão 2020-2021

SBU-SP in Situ 2023