Notícias

Lançamento do Projeto Bexiga Neurogênica em São Paulo


O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ) lançou o projeto Bexiga Neurogênica, que tem expectativa de realizar cerca de dez cirurgias por ano em crianças do sexo masculino com problemas de incontinência urinária, decorrentes de bexiga neurogênica. O procedimento consiste na implantação de um dispositivo denominado “esfíncter artificial” e irá complementar o Programa de tratamento de crianças portadoras de Bexiga Neurogênica do Hospital Infantil Menino Jesus.

Idealizado pelo Prof. Dr. Flávio Trigo, coordenador do Centro de Incontinência Urinária do Hospital Sírio-Libanês, juntamente com o Dr. Antônio Carlos Madeira de Arruda, diretor do HMIMJ, o projeto iniciou-se em meados de 2017 e começou a ser estruturado este ano.

Além da equipe do Hospital Menino Jesus, o evento contou com a presença do Dr. Paulo Chapchap, diretor geral do Sírio-Libanês, das diretoras Sra. Maria Ângela Atallah e Sra. Edith Jafet Cestari, e representando o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (responsável pela administração da unidade), o diretor executivo Clébio Campos e Dr. Marco Aurélio Vitória Cunha, diretor médico.


“Com essa nova parceria, que envolve também pesquisadores do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês, o projeto amplia o programa atual de atendimento às crianças com incontingência urinária de distúrbios da micção em tratamento no HMIMJ, que já atendeu mais de 500 pacientes. Nesta fase passaremos a incluir os portadores de bexiga neurogênica, como é o caso de crianças que nasceram mielomeningocele”, explica Dr. Trigo.

O hospital Menino Jesus é referência em pediatria na cidade de São Paulo, contando com excelente equipe de profissionais que atuam de forma integrada no tratamento dos pacientes.

“Há muitos serviços públicos que até atendem esse tipo de paciente, mas a ideia é fazer um programa completo, seguindo os melhores padrões internacionais é algo disponível em poucos centros ao redor do mundo”, comemora o urologista.

Os pacientes indicados ao procedimento serão escolhidos dentre aqueles portadores da má formação em acompanhamento no Ambulatório de Urologia do HMIMJ. O procedimento é altamente complexo e tem uma oferta de serviços muito aquém da necessidade da população infantil da cidade de São Paulo.

O HMIMJ, desde 2008, está sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. O corpo clínico do hospital atende mais de 20 especialidades pediátricas, além de trato urinário, por meio de diversos programas como diabetes, anemia falciforme, alergia ao leite de vaca, epilepsia de difícil controle e respirador bucal.

Fonte: Hospital Sírio Libanês (inserir  link: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/informes-entre-medicos/Paginas/View-Informe.aspx?INF=1183&CAT=287)

Público