Notícias PROTEUS 2018

PROTEUS 2018 supera a marca de participantes

O evento, tradicionalmente conhecido como PROTEUS Intensivão, bate o recorde de participantes, e já se consolida como um dos principais encontros para residentes da especialidade

Com o objetivo de proporcionar aos residentes um intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de experiências, aconteceu entre os dias 11 a 13 de abril, a 20ª edição do PROTEUS Intensivão, no Centro de Convenções Rebouças, do Hospital das Clínicas FMUSP. Nessa edição, reuniu mais de 750 profissionais vindos de todo o País.

O evento, que acontece anualmente, proporciona uma maratona de palestras com os principais temas da especialidade para preparar os candidatos para a prova de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (TiSBU) e, também, uma atualização completa para médicos que procuram aprimorar os conhecimentos técnicos. Organizado pela SBU-SP – Sociedade Brasileira de Urologia de SP, contou com participantes de vários Estados brasileiros, a maioria, da capital paulista com (312), seguida por Minas Gerais (67), Rio de Janeiro (46), Bahia (27), Ceará (19), Paraná (18) e Goiás (22).

“Esse ano, renovamos o quadro de médicos palestrantes, pois entendemos que é uma grande porta de entrada para a trajetória profissional, além de ser uma forma de apresentarmos à comunidade urológica os grandes talentos que se destacaram recentemente nas diversas áreas da Urologia”, diz Flavio Trigo, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de SP, na abertura do PROTEUS 2018.

Com uma programação diversificada e cursos pré-congresso de Endourologia (subespecialidade responsável pelo tratamento de diversas doenças do trato urogenital) e Fisioterapia, o encontro teve a presença dos principais nomes da Urologia moderna, bem como incentivou o debate de experiências clínicas bem-sucedidas na área.

“Pelo caráter dinâmico e objetivo deste curso, os candidatos ao TiSBU saem preparados e confiantes para fazer a prova. Sem dúvida, já se consolida como um dos maiores eventos de reciclagem e atualização profissional para urologistas de diferentes centros do Brasil. Nessa edição e, para a nossa surpresa, tivemos pessoas vindas do Acre e de outras regiões mais distantes do Estado de São Paulo, mostrando a relevância do programa”, conta Trigo, que também é especialista em Incontinência Urinária do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

A cada ano, o PROTEUS Intensivão bate o recorde de inscrições. Entre os temas que foram abordados nessa edição, os avanços da cirurgia robótica, tratamento cirúrgico de cálculos renal e ureteral, hipogonadismo e reposição de testosterona para o homem, disfunção erétil, problemas de infertilidade, doença de peyronie – patologia que se manifesta por meio da fibrose no pênis, podendo provocar deformidades. Também foi discutido temas da urologia geral, infecção urinária, tuberculose urogenital, síndrome da bexiga hiperativa e dolorosa, transplante renal incontinência urinária, evolução do diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, rim, bexiga, testículos, pênis, uretra e toda a parte de pediatria urológica.

“Eventos como o PROTEUS permitem ao jovem urologista uma revisão completa de todos os temas que são cobrados na prova de título de especialista, servindo como uma revisão para a avaliação. Mas, não é um curso com esse único propósito, pois, permite ao urologista que já tem o título, fazer uma revisão atualizada e se manter informado sobre as condutas clínicas atuais. Já está consagrado no cenário nacional como um excelente curso preparatório para a prova de Título”, diz Dr. Alexandre Cesar Santos, que acabou de integrar a diretoria da SBUSP, médico urologista do Hospital do Câncer de Barretos.

Para a Dra. Mariane Ruch Salmeron, de Votuporanga, participante e que veio do interior de SP, o curso é importante para todos os médicos urologistas, pois aborda todos os temas da especialidade de forma ampla, rápida e completa. “Eu já tenho o título, mas estou participando novamente para fazer uma revisão com os especialistas renomados que eles convidam. Vale muito a pena fazer esse curso”, completa.

“O PROTEUS é um programa de reciclagem, que visa, inicialmente, a obtenção da prova TiSBU. Continua acolhendo os residentes de urologia de todo o Brasil, sendo referência para alguns colegas já especialistas e que buscam a reciclagem de alta qualidade oferecida pelos palestrantes”, finaliza o Dr. Nestor Facio, diretor da SBUSP, e médico da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Sobre o PROTEUS

Idealizado pela SBU-SP, completa 20 anos de existência, sendo referência para residentes urologistas de todo o País. O Proteus Intensivão é um dos principais cursos de preparação para a prova de Título de Especialista da SBU (TiSBU) e também uma ferramenta de reciclagem e atualização profissional.

A SBU-SP

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 mil médicos associados em todo o País, sendo 30% relativos ao Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

PROTEUS 2018

XV Congresso Paulista de Urologia

Uro Onco Litoral 2018

Público