Notícias Novembro Azul Novembro Azul 2018

SBU-SP promove a segunda edição do Uro Onco Litoral com a presença de especialistas internacionais

Com transmissão ao vivo de cirurgia via robô, o congresso tem como um dos objetivos apresentar os últimos avanços em novas técnicas cirúrgicas, bem como medicamentos com diferentes mecanismos de ação para tratar o câncer urológico.

São Paulo, outubro de 2018 – Para munir os médicos com o que há de mais moderno na Uro-Oncologia, subespecialidade da Urologia, a SBU-SP (Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo) realiza mais uma edição do Uro Onco Litoral 2018, de 01 a 04 de novembro, dado o sucesso da versão anterior. Esse ano, o congresso será realizado no Casa Grande Hotel Resort, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, e é esperado cerca de 500 médicos vindos de todos os cantos do País.

Entre os temas da programação estão as novas técnicas cirúrgicas, tais como: robótica e laparoscópica; novas técnicas de radioterapia; terapia focal, novos medicamentos com diferentes mecanismos de ação, que passaram a ser incorporados no tratamento de diferentes neoplasias do trato urinário.

Além disso, serão apresentados casos clínicos desafiadores de câncer e tumor de bexiga, câncer de próstata, câncer renal, pênis e testículos. O encontro será aberto com a transmissão de cirurgias ao vivo via robótica, esfíncter artificial e nefrectomia parcial laparoscópica, bem como a possibilidade de fazer cursos pré-congresso sobre incontinência urinária, infertilidade, reposição hormonal e tratamento de disfunção sexual.

A Urologia é uma especialidade em constante evolução e a Uro-Oncologia está entre as que evoluem com maior rapidez. “O tratamento do paciente oncológico tornou-se mais amplo, multiprofissional, exigindo a participação de profissionais de outras especialidades como enfermagem, fisioterapia, psicologia etc. A reciclagem de todos os profissionais envolvidos no tratamento do câncer urológico é necessária, em especial, a do urologista, em que o campo de ação deve ser amplo e não limitado somente em procedimentos cirúrgicos, mas no tratamento do paciente como um todo”, diz o Dr. Flavio Trigo, presidente da SBU – seccional São Paulo, professor Livre-Docente de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Na edição deste ano, a SBU-SP conta com a presença de especialistas internacionais como a Dra. Maria De Santis, chefe da seção de medicina interdisciplinar do Hospital Universitário de Berlim, na Alemanha, Paul Nguyen, especialista no gerenciamento do câncer de próstata e professor da Harvard Medical School. Além deles, Quoc-Dien Trinh, professor assistente de cirurgia na Faculdade de Medicina de Harvard, Brigham e Hospital das Mulheres e Dana-Farber Cancer Institute e o especialista Fernando Bianco, da Wayne State University School.

Novembro Azul – ações

A SBU-SP dará início à campanha oficialmente no dia 04 de novembro, domingo, no último dia do congresso, com uma caminhada na orla de Santos. A iniciativa visa chamar a atenção do homem para o cuidado com a saúde, bem como a importância do check-up regular para prevenção de doenças.

Esse ano, o mote será: “O homem moderno se cuida, procure um urologista”, em todo o Estado de SP. A Pérola do Atlântico (Guarujá) ganhará iluminação pública especial, assim como alguns pontos turísticos em Santos.

Balanço divulgado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, revela que são estimados 68.220 novos casos de câncer de próstata até o fim de 2018 no Brasil. Atualmente, cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, embora tenha ocorrido um declínio importante nas últimas décadas, em decorrência de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população.

“Homens a partir dos 45 anos e com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar o urologista para que sejam informados sobre os benefícios do rastreamento, e se defina uma estratégia personalizada de avaliação e acompanhamento”, alerta Dr. André Tomé, delegado da SBU-SP.

A partir do dia primeiro de novembro, com o apoio do Departamento de Iluminação Pública – ILUME, da Prefeitura de SP, sete monumentos públicos da capital paulista serão iluminados como a Ponte Octávio Frias de Oliveira – chamada popularmente de Estaiada, Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (Sede da Prefeitura), Biblioteca Mario de Andrade, Monumento às Bandeiras, Assembleia Legislativa de São Paulo e o Monumento da Independência.

Estão previstas, ainda, caminhada de conscientização no Parque do Povo, ação de conscientização nos pedágios das rodovias estaduais administradas pela CCR AutoBan, inclusão da campanha em todos os visuais no GRU Airport, iluminação especial no Farol Santander (antigo Banespa), além de apoio e ações em parceria com o Sport Club Corinthians e Santos Futebol Clube.

Poucos sabem, mas o movimento teve início na Austrália em 2003, liderado por um grupo de homens que combinaram de deixar o bigode – símbolo maior da masculinidade, para, assim, atrair a atenção do maior número de pessoas possíveis. Ganhou o nome de “Movember Foundation”, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Atualmente, é realizada em mais de 20 países, conquistando muitos adeptos, inclusive no Brasil.

Para acesso à programação completa, acesse: https://www.urooncolitoral.com.br e credenciamento de imprensa, enviar nome completo, nome do veículo e contatos para: adriana.veronez@magnitudecomunicacao.com.br

A SBU-SP

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 mil médicos associados em todo o País, sendo 30% relativos ao Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

Público