Sociedade Brasileira de Urologia de SP traz ao Brasil especialistas internacionais para discutir avanços e novas tecnologias de tratamento

noticia_banda

Com uma programação ampla sobre os principais temas das áreas de oncologia, litíase urinária, disfunções miccionais e urologias de consultório, a XV Jornada Paulista de Urologia deve receber mais de 750 médicos de todo o País, proporcionando uma valiosa troca de experiências clínicas, inovações e descobertas científicas

 

São Paulo, abril de 2017 – Com a proposta de levar para a discussão médica os principais assuntos da especialidade e valorizar o papel das novas tecnologias na rotina urológica, a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo promove entre os dias 04 a 06 de maio, a XV Jornada Paulista de Urologia, em Campos do Jordão, localizado no interior do Estado de SP. O objetivo é apresentar os principais avanços, inovações, pesquisas e novos tratamentos prescritos nos últimos anos no Brasil e no mundo.

O evento, já tradicional e consolidado pela comunidade médica por reunir grandes nomes da Urologia nacional e internacional, traz para essa edição renomados médicos vindos da América do Norte, América do Sul e Europa.

“O Comitê Científico planejou sessões sobre boas práticas no diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças urológicas em ambos os sexos, faixas etárias, sem restringir apenas aos grandes centros, mas também como encontrar soluções para levar uma Urologia de alto nível aos centros menores”, afirma Dr. João Luiz Amaro, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de SP, chefe do Departamento de Urologia da UNESP Botucatu SP.

Temas de interesse geral da população como as novas tecnologias para o tratamento da disfunção erétil, infertilidade masculina, novidades da terapia de reposição de testosterona e DAEM – Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, serão tratados no encontro. “Estudos mostram que a aplicação de testosterona em casos selecionados de pacientes com câncer de próstata é legítima, e que a associação entre a reposição de hormônio e o risco de desenvolver ou acentuar a doença, é controversa. Se o câncer estiver controlado, o tratamento é seguro”, diz Amaro.

Novidades internacionais

Entre os destaques da jornada está a apresentação do Dr. Phillip Pierorazio, professor de Urologia e Oncologia no Instituto Urológico Brady da Johns Hopkins da Universidade dos Estados Unidos. O especialista abordará os novos tratamentos para combater o câncer de próstata localizado com o uso da tecnologia HIFU (High Intensity Focused Ultrasound), que consiste em destruir a próstata criando ondas de calor sem incisão e cicatrizes, promovendo qualidade de vida ao paciente.

Já o urologista Mariano Sebastian Gonzales, diretor Médico do Instituto de Urologia de Buenos Aires, na Argentina, discutirá o tratamento atual da litíase urinária, mostrando o estudo metabólico e orientação dietética para evitar a formação de cálculos renais e suas complicações. No Brasil, por exemplo, houve aumento de 10% dos gastos em cirurgias para litíase entre os anos de 2011 a 2014, representando 0,61% das internações hospitalares da rede pública.

O médico Christian P. Pavlovich, professor e diretor de Urologia e Oncologia do Instituto Urológico James Buchanan Brady Medical Center dos Estados Unidos, falará sobre a cirurgia de remoção radical da próstata via robô, as técnicas e resultados obtidos. Entre os benefícios a redução de tempo de cirurgia e perda de sangue, quando comparado a cirurgia convencional, recuperação rápida e menos complicações no pós-operatório.

Atualmente, são realizadas 650 mil cirurgias robóticas no mundo. No Brasil, existem 25 programas com plataformas robóticas instaladas e em funcionamento. Dados nacionais mostram que, em 2015, os procedimentos urológicos foram responsáveis por 61,7% do total das cirurgias assistidas por robôs, o que leva a crer que os urologistas foram os precursores no aprendizado da tecnologia.

Por fim, o Dr. Emmanuel Cartier Kastler, da Universidade de Medicina Pierre et Marie Curie, Sorbonne Universités em Paris, mostrará as novas tecnologias no tratamento da incontinência urinária feminina e o estado atual da indicação medicamentosa da síndrome da bexiga hiperativa. O especialista publicou mais de 320 artigos e capítulos de livros sobre urologia, especialmente no campo da incontinência e neuro-urologia.

Para ter acesso à programação completa e se inscrever no evento, o link é: www.jornadaurologia.com.br

O cadastramento de imprensa será feito pela assessoria responsável. Informe o nome completo, veículo e contatos para: adriana.veronez@magnitudecomunicacao.com.br  (11) 9 6711-3723 e (11) 2768-6001.

 

Serviço: XV Jornada Paulista de Urologia

Quando: de 04 a 06 de maio de 2017

Horário: das 08h às 18h

Onde: Campos do Jordão Convention Center

Endereço: Avenida Macedo Soares, 499 – Capivari – Campos do Jordão

A SBU-SP

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, que representa os médicos urologistas, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

Related posts

Leave a comment

Comment