Mitos e verdades

1. Câncer da próstata só acomete idosos.

FALSO! Até 35% dos casos de câncer da próstata pode acometer indivíduos entre 40 e 65 anos. Quem tem histórico familiar de câncer deve começar a fazer exames à partir dos 40 anos.

2. Câncer de próstata não é fatal.

FALSO! Muito embora o câncer de próstata tenha um crescimento mais lento na maioria dos casos, ele ainda representa a segunda causa de morte por câncer, atrás apenas do câncer de pulmão. Contudo, o diagnóstico precoce permite a cura na maioria dos casos.

3. Mulheres têm mais infecções urinárias do que homens.

VERDADEIRO! A uretra mais curta torna as infecções mais freqüentes.

4. Infecções urinárias são transmitidas pelo sexo.

FALSO! O sexo não transmite infecções urinárias. Contudo, em mulheres, a relação sexual aumenta o risco destas infecções, porque podem entrar bactérias da vagina na uretra durante o ato sexual.

5. Suco de Cranberry previne infecções urinárias

VERDADEIRO! O ácido sulfúrico do cranberry parece proteger a parede da bexiga de infecções urinárias.

6. Disfunção erétil (impotência) só acontece em idosos

FALSO! A disfunção erétil pode ocorrer a qualquer momento após o início da atividade sexual. Em geral, sua incidência correlaciona-se com a faixa etária, sendo de cerca de 20% aos 20 anos, 40% aos 40 anos e 60% aos 60 anos.

7. Somente mulheres contraem HPV.

FALSO! Homens também pegam HPV. De fato, quase todo indivíduo sexualmente ativo terá contato com o vírus do HPV durante sua vida,.

8. HPV pode causar câncer.

VERDADEIRO! HPV está associado ao câncer anal, de colo de útero, vaginal, vulvar e peniano. Contudo, nem todo subtipo de HPV pode causar câncer.

9. Quem é vacinado não pega HPV.

FALSO! As duas vacinas para HPV, Gardasil e Cervarix, protegem ontra HPV subtipos 16 e 18. Não imunizam contra os outros subtipos de HPV e nem indivíduos já infectados.

10. Tenho pedra no rim porque bebo muito leite.

FALSO! Muito embora o cálcio esteja presente em cerca de 80% dos cálculos renais, o excesso da ingesta de cálcio raramente é a causa destes cálculos. Na realidade, a restrição na ingestão de cálcio aumenta o risco de cálculos renais.

11. Posso tomar um remédio para diluir minhas pedras no rim.

VERDADEIRO! Contudo, esta afirmação é verdadeira apenas para os cálculos de ácido úrico puro, que são relativamente incomuns. Os demais tipos de cálculo renal não podem ser dissolvidos com remédios.

12. Pedra nos rins e na vesícula têm a mesma causa.

FALSO! Não há relação entre os dois tipos de cálculos.

13. Somente água serve como líquido para prevenir cálculos renais.

FALSO!  O importante é ingerir grande quantidade de fluídos. Sucos, chá, café e cerveja também reduzem o risco de cálculos. Refrigerantes auxiliam pouco, mas não parecem aumentar o risco.