Urologia de A a Z

U

Ureter: Canal que leva a urina do rim até a bexiga.

Uretra: Canal que leva a urina da bexiga até o exterior.

Uretrites: São as doenças inflamatórias e infecciosas da uretra, a qual é um canal que conduz a urina desde a bexiga até o meio externo. É mais comum nas mulheres, mas pode acometer homens. Em geral, as uretrites de causa inflamatórias têm origem em doenças reumáticas ou em irritações produzidas por manipulações da uretra. Já as uretrites infecciosas geralmente são doenças sexualmente transmissíveis.

Urgeincontinência: Perda urinária secundária a urgência miccional.

Urologia: Especialidade médica concentrada nas doenças do aparelho urinário masculino e feminino e no aparelho genital masculino. Envolve atendimento de adultos e crianças, homens ou mulheres. Nos rins, concentra-se nas doenças de tratamento cirúrgico.

Urografia Excretora: Exame radiológico em que se administra medicamento para contraste dos rins, dos ureteres e da bexiga em radiografias do abdome. O medicamento é administrado na veia e as radiografias são executadas em períodos de tempo pré-determinados após a administração do contraste (cinco minutos, dez minutos, quinze minutos, etc) até que todo o aparelho urinário seja radiografado.

Como Funciona

Doenças