Destaques Uro Onco Litoral 2017

SBU-SP programa atividades na praia sobre a importância do cuidado da saúde masculina para prevenir o câncer de próstata

Novembro Azul

O evento faz parte de uma série de ações da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da saúde do homem. Acontece na Praia do Gonzaga, com a presença de autoridades públicas e especialistas nacionais e internacionais

São Paulo, outubro de 2017 – A cidade de Santos, na Baixada Santista, sediará esse ano o Uro-Onco Litoral, congresso médico que apresentará novas tecnologias e novos medicamentos para o tratamento do câncer de próstata, bexiga e rim. O encontro acontece no Parque Balneário Hotel, entre os dias 02 a 04 de novembro de 2017, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP).

O evento receberá autoridades como David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, Prefeito de Santos, Fábio Alexandre Fernandes Ferraz, Secretário de Saúde de Santos, Ana Beatriz Soares, Presidente da APM – Associação Paulista de Medicina, de Santos, e Fabíola de Campos Braga Mattozinho, presidente do Coren-SP. Além disso, reunirá médicos brasileiros e renomados especialistas internacionais para aprimoramento técnico e troca de experiências clínicas.

A SBU-SP convidou o urologista Fernando Pablo Secin, professor de Urologia na Universidade de Buenos Aires, na Argentina e diretor do Hospital Universitário CEMIC. Além dele, Hiroshi Miyamoto, diretor da University of Rochester Medical Center, dos Estados Unidos e pesquisador da Johns Hopkins, Maurizio Brausi, professor e chairman da Urology Department of Urology Ausl Modena Carpi-Modena, na Itália e Paul Nguyen, da Harvard Medical School, especialista no gerenciamento do câncer de próstata nos Estados Unidos.

“O objetivo é oferecer atualização médica e reciclagem nos diferentes tópicos da UroOncologia, bem como compartilhar casos bem-sucedidos para melhorar o atendimento e a qualidade de vida dos pacientes”, pontua Flavio Trigo, urologista e presidente da SBU-SP, professor Livre-Docente de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Programação

Entre os destaques do roteiro científico está a apresentação de novos medicamentos orais, cirurgias ao vivo com o implante de um esfíncter urinário artificial e uma prótese peniana inflável em pacientes com incontinência urinária e disfunção erétil, respectivamente. A reposição hormonal masculina, métodos para a preservação da fertilidade do paciente com câncer, cirurgia robótica, diagnóstico do câncer de bexiga, rim, testículo, pênis, renal e próstata serão também outros temas abordados.

“Um dos temas que será tratado no evento é a reposição de testosterona em pacientes selecionados com câncer de próstata. Estudos mostram que o tratamento é seguro, desmitificando o mito entre a relação de uso de hormônio e o risco de desenvolver ou acentuar a doença”, explica Trigo.

Além desses temas, a SBU-SP traz profissionais ligados à área de Psicologia para explicar a importância do apoio emocional ao paciente oncológico, qualidade de vida, sexualidade, e o papel do médico na recuperação da função erétil após cirurgia pélvica.

Haverá um módulo para profissionais da área de enfermagem, que abordará principalmente os cuidados com o paciente ostomizado – ou seja, que passou por cirurgia, e de fisioterapia, que abrangerá a reabilitação clínica dos pacientes com incontinência urinária após o tratamento do câncer de próstata.

Conscientização na praia

No dia 05 de novembro, domingo, das 09h às 11h, haverá palestras de conscientização sobre saúde e prevenção de doenças masculinas, na Concha Acústica, localizada na Praia de Gonzaga. Essa ação ocorrerá em parceria com a APM-Santos, com o apoio da Guarda Metropolitana e CET de Santos, no intuito de esclarecimento de dúvidas da população, bem como de turistas que estarão visitando a cidade por ocasião do feriado de Finados.

Dados

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é que, em 2017, tenhamos cerca de 61.200 mil casos de câncer de próstata diagnosticados no País. Só no Estado de São Paulo são 291.090 registros. O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo, depois do câncer de pulmão.

Dados da American Cancer Society revelou que, cerca de 1 em 7 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

Prevenção

O diagnóstico é feito por meio do toque retal (exame digital da próstata), onde é avaliada as características da glândula e, se detectado um nódulo endurecido, será indicada a biópsia. Um outro exame complementar é o PSA, que é uma glicoproteína produzida pela glândula prostática normal, diagnosticada no exame de sangue.

Vale lembrar que, a prevenção de doenças não se restringe apenas ao câncer de próstata, mas também a outras patologias como hipertensão, obesidade, diabetes, que precisam ser prevenidas e tratadas. “O homem deve levar uma vida equilibrada, fazer exercícios físicos, se alimentar bem, evitar o consumo excessivo de carne vermelha e buscar o urologista que é o especialista indicado para orientar o melhor tratamento. ”, finaliza Trigo.

A SBU-SP

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, sem fins lucrativos, com 90 anos de fundação e mais de 4.500 mil especialistas associados. Representa os médicos urologistas do Estado de São Paulo, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

SBU-SP in Situ 2023