Peyronie, Doença de: Curvatura anômala do pênis, geralmente secundária a trauma local.
Piúria: Pus na urina.
Pneumatúria: É a presença de gases na urina. Ocorre em certas infecções e quando existe fístula (comunicação anormal) entre o intestino e o aparelho urinário.
Polaciúria: É o aumento da freqüência urinária, com diminuição do volume em cada micção, mas não necessariamente diminuição do volume total de urina nas 24 horas do dia.
Poliúria: É o aumento do volume urinário, geralmente com aumento do volume total de urina nas 24 horas do dia.
Prepúcio: Pele que recobre a glande do pênis.
Próstata: É uma pequena glândula só encontrada no homem. Com o tamanho de uma castanha, está localizada logo abaixo da bexiga, na parte inicial da uretra. Sua função principal é colaborar com a reprodução humana porque produz substâncias que sairão juntamente com o esperma e permitirão aos espermatozóides sobreviverem e atingirem o óvulo feminino.
Prostatismo: Alterações miccionais secundária a próstata.
Prostatite: Infecção na próstata.
PSA (Antígeno Prostático Especifico): É uma substância produzida na próstata para ser eliminada junto com o sêmen. Tem a finalidade de ajudar o espermatozóide no processo de fecundação. As taxas de PSA no sangue geralmente são baixas, muitas vezes inferiores a 2,5 ng/dl. As células cancerosas produzem uma quantidade maior de PSA que as células normais. Assim, se fizermos a dosagem do PSA no sangue e encontrarmos valores superiores a 2,5 ng/dl em alguns casos, ou superiores a 4,0 ng/dl em outros, poderemos estar diante de um câncer de próstata.