Acontece em um dos principais cartões postais de Santos, o primeiro Uro Onco Litoral 2017, promovido pela Sociedade Brasileia de Urologia de São Paulo (SBUSP). O encontro dá início a uma série de iniciativas e ações no Estado para lembrar o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da saúde do homem.
Com a presença de mais de 300 participantes, entre urologistas, oncologistas, fisioterapeutas e psicólogos, vindos de todo os cantos do País como Ceará, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, o Uro Onco discute novas tecnologias e tratamentos para combater o câncer de próstata, testículo, pênis, bexiga e rim.
Acontece na Praia do Gonzaga, no Parque Balneário Hotel, com a presença de autoridades públicas, além de reunir os principais nomes da Urologia e Oncologia nacional e internacional, para um intercâmbio de atualização e aprimoramento da técnica e discussão de casos clínicos.
O evento começou na quinta-feira, dia 02, com o curso Pré Congresso na Santa Casa de Santos, com conteúdo para a preservação e restauração da qualidade e sobrevida do paciente. Os participantes puderam acompanhar cirurgias ao vivo de esfíncter artificial e prótese peniana inflável, bem como palestras abordando reposição hormonal no homem e fertilidade em indivíduos com câncer de próstata.
“É um evento que certamente entrará para o cronograma de congressos oferecidos pela SBUSP, sendo o primeiro de muitos. Sem dúvida, abrilhanta toda classe médica e só nos motiva a realizar outros pelo Estado”, comenta Flavio Trigo, presidente da SBU-SP.
A cidade de Santos, na Baixada Santista, abriga o maior porto da América Latina, sendo umas regiões mais apreciadas e procuradas pelas pessoas para se viver em virtude da qualidade de vida e infraestrutura local.
O Secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, esteve presente na abertura do Uro Onco Litoral, representando o Prefeito da Cidade. “Agradeço imensamente à toda direção e comissão organizadora da SBU-SP por escolher essa cidade para sediar um congresso tão importante e necessário. Tratamos a saúde do homem com muita seriedade e, a partir do dia 06, Santos apoiará o novembro azul com iluminação na Pinacoteca e também na Prefeitura. Parabéns SBUSP pela iniciativa”, disse Ferraz.
“É importante conscientizar o homem sobre a importância da prevenção da saúde masculina de forma geral, e não só em relação aos cuidados com a próstata”, comentou Dra. Márcia Souza Carvalho, Diretora Científica Adjunta da APM de Santos.
A SBU-SP convidou o urologista Fernando Pablo Secin, professor de Urologia na Universidade de Buenos Aires, na Argentina e diretor do Hospital Universitário CEMIC. Além dele, Hiroshi Miyamoto, diretor da University of ster Medical Center, dos Estados Unidos e pesquisador da Johns Hopkins, Maurizio Brausi, professor e chairman da Urology Department of Urology Ausl Modena Carpi-Modena, na Itália e Paul Nguyen, da Harvard Medical School, especialista no gerenciamento do câncer de próstata nos Estados Unidos.
O urologista Dr. João Amaro, que na gestão anterior foi presidente da SBU-SP, ressalta a importância de eventos como esses para a formação médica. “É uma oportunidade ímpar para que os amigos urologistas possam aprofundar os conhecimentos, a partir da rica integração com os colegas oncologistas para melhorar ainda mais a excelência no atendimento dos nossos pacientes”, afirma Amaro.
Já o oncologista Diogo Assed Bastos, médico do Hospital Sírio-Libanês, comenta a importância de eventos como esses, que integram a experiência clínica Oncológica e Urológica, para aumentar a eficácia do tratamento e possibilitar sobrevida aos pacientes. “Sinto-me honrado em participar de um momento como esse, visto a importância para as duas especialidades, já que nos permite ampliar os conhecimentos na área”.
Conscientização na praia
No domingo, 05 de novembro, das 10h às 11h, a SBU-SP promove palestras de conscientização sobre saúde e prevenção de doenças masculinas, na Concha Acústica, localizada na Praia de Gonzaga. Essa ação ocorrerá em parceria com a APM-Santos, com o apoio da Guarda Metropolitana e CET de Santos, no intuito de esclarecimento de dúvidas da população, bem como de turistas que estarão visitando a cidade por ocasião do feriado de Finados.
“É um evento muito significante para Santos e a tendência é que se repita todos os anos. Valeu a pena todo o esforço em promover um congresso com essa magnitude, reunindo tantos especialistas renomados que puderam compartilhar aprendizados e casos de sucesso”, finaliza o Dr. André Tomé, organizador do Uro Onco Litoral, médico do Hospital Ana Costa, da cidade.
Adicionar comentário