Notícias Novembro Azul Novembro Azul 2021

Dados do Ministério da Saúde mostram queda no número de consultas, cirurgias e internações relacionados a doenças da próstata

Com o slogan “minhasaudenoazul”, Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo chama atenção para o cuidado integral com a saúde masculina e importância da detecção precoce


São Paulo, novembro de 2021 – Todos os anos, a SBU-SP promove campanha de conscientização para minimizar os efeitos e impactos na saúde, além de trazer conhecimento e incentivo para que o homem, em especial, busque o urologista e zele pelo seu bem-estar físico e emocional, seguindo o exemplo das mulheres que procuram com regularidade o ginecologista.

Para este mês a campanha “Novembro Azul” – movimento já conhecido para o cuidado do homem, sobretudo com relação ao câncer de próstata, alerta em um momento importante já que, com a pandemia do coronavírus, infelizmente, muitas pessoas deixaram os exames de rotina de lado, postergaram o diagnóstico e até mesmo tratamentos, favorecendo o aparecimento de casos da doença em estágios mais avançados. 

No Brasil, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, são esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos sequer foram diagnosticados. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), também obtidos pela SBU, mostram que a mortalidade por câncer de próstata aumentou cerca de 10% em cinco anos, subindo de 14.542 (2015) para 16.033 (2019).

Dados do Ministério da Saúde, obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), revelam redução expressiva de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer em comparação entre 2019 e 2020. O número de consultas urológicas pelo SUS também caiu 33,5%. E as internações de pacientes com o diagnóstico da doença tiveram queda de 15,7%

Já as consultas com urologista, em 2021, continuam baixas. Até julho, foram realizadas 1.812.982 consultas. Em 2019, cerca de 4.232.293 e, em 2020, totalizaram 2.816.326. “O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. Este tipo de tumor da próstata não costuma apresentar sintomas em fases iniciais, e até 90% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente”, alerta o médico Dr. Geraldo Faria, presidente da SBU-SP.

Em alguns Estados, a queda do exame de biópsia da próstata entre 2019 e 2020 foi bastante representativa: Acre (90%), Mato Grosso (69%) e Rio Grande do Norte (50%). Rio de Janeiro teve um declínio de 39% e Minas Gerais 31%. São Paulo e Distrito Federal tiveram baixo impacto, na ordem de 6% e 7%, respectivamente. Já em relação ao exame de PSA, Paraíba teve uma queda de 50%, Pernambuco, 37%, Distrito Federal, 34%, Rio de Janeiro, 30% e São Paulo, 29%.

BIÓPSIA DE PROSTATA
2019 2020 2021 (até agosto)
40.408 31.888 21.539

 

DOSAGEM DE ANTIGENO PROSTATICO ESPECÍFICO (PSA)
2019 2020 2021 (até agosto)
5.738.426 4.199.176 3.091.448

Levantamento estatístico

Capitaneado pela SBU-SP no início deste ano, em parceria com instituições de saúde com atuação no Estado de São Paulo, responsáveis pelo atendimento de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, mostrou que a pandemia gerou uma redução média, e grave, de 26% no número de novos casos, englobando os tumores de rim, próstata e bexiga, na comparação com diagnósticos feitos nos anos de 2019 e 2020.

A análise estatística no diagnóstico de novos casos de câncer de próstata mostrou uma redução média de 33% entre todas as instituições apuradas. O Hospital AC Camargo Câncer Center apresentou queda de 48% e o Hospital das Clínicas da UNICAMP de 61%. Em números absolutos, o Hospital São Paulo – UNIFESP diagnosticou 57 novos casos de câncer de próstata em 2020, contra 76 em 2019. Já o Hospital das Clínicas da Unicamp atendeu 67 novos casos em 2020, contra 172 diagnosticados em 2019.

Os dados foram fornecidos pelo Hospital Amaral de Carvalho, de Jaú, Instituto do Câncer da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Hospital AC Camargo Câncer Center, de São Paulo, Hospital das Clínicas da UNICAMP, de Campinas e Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, de São Paulo.

O câncer de próstata

A próstata fica localizada abaixo da bexiga e por dentro dela passa o canal da uretra, por onde a urina vai da bexiga para o meio externo.  Por isso, a SBU ressalta todos os anos a necessidade de ir ao médico para verificar a saúde da glândula. Ao apresentar sintomas, o câncer já está numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são:

– Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio;

– Homens da raça negra;

– Obesidade.

A recomendação da SBU é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, devam procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.

Tratamentos

Novas formas de tratamento têm surgido nos últimos anos, como as terapias focais e a imunoterapia, ampliando a possibilidade de tratar os pacientes de uma forma mais individualizada. A cirurgia e a radioterapia continuam a ser tratamentos eficazes para homens com câncer mais significativo e sem sinais de disseminação da doença. A remoção cirúrgica da glândula sofreu um grande avanço com a introdução das técnicas menos invasivas como a laparoscopia e a prostatectomia radical robótica. Esses procedimentos resultam em uma hospitalização mais curta e recuperação clínica mais rápida dos pacientes. Complicações pós-operatórias e sequelas como incontinência urinária e disfunção erétil tem sido menores quando os pacientes são operados com essas técnicas.

“A radioterapia também passou por avanços tecnológicos com a introdução de softwares computadorizados que permitem que os feixes de radiação sejam direcionados com maior precisão, reduzindo a agressão para os órgãos adjacentes como a bexiga e o intestino. Desta forma doses mais elevadas de radiação podem ser administradas à próstata resultando em um melhor controle do câncer. Com a intenção de reduzir as complicações relacionadas aos procedimentos mais agressivos, o tratamento focal dos tumores com crioterapia, ultrassom de alta intensidade (HiFu), ablação a laser, braquiterapia e outras formas de energia tem sido cada vez mais utilizadas no controle da doença”, sinaliza Faria.

Também nos últimos anos grandes avanços foram incorporados ao tratamento dos pacientes em que o câncer já extrapolou os limites da glândula acometendo os ossos e outros órgãos. A quimioterapia com a medicação docetaxel e as novas drogas orais como a abiraterona e a enzalutamida mostraram-se eficazes em retardar a progressão da doença e melhoraram a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes.

A terapia multimodal, a imunoterapia e a medicina de precisão podem surgir como avanços futuros na abordagem da doença permitindo que os médicos possam direcionar o tratamento de forma individualizada, respeitando a preferência do paciente.

Programação Novembro Azul 2021

Poucos sabem, mas a data teve início na Austrália em 2003, liderado por um grupo de homens que combinaram de deixar o bigode – símbolo maior da masculinidade, para, assim, atrair a atenção do maior número de pessoas possíveis. Ganhou o nome de “Movember Foundation”, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Atualmente, é realizada em mais de 20 países.

Com o objetivo de alertar e chamar a atenção dos homens, a SBU-SP prevê campanha nas redes sociais com conteúdo e informações relevantes para o público leigo. Assim como acontece em todos os anos, com o apoio do Departamento de Iluminação Pública – ILUME, diversos monumentos da cidade de São Paulo serão iluminados de azul, tais como a Ponte Octávio Frias de Oliveira (“Ponte Estaiada”), Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo – Prefeitura de São Paulo, Biblioteca Mario de Andrade, além de parceria com o Farol Santander, na região central de SP.

 

Estão previstas, ainda, conscientização nos pedágios das rodovias estaduais administradas pela CCR Autoban, além de palestras de conscientização em empresas, hospitais e no MP – Ministério Público de SP. Também foi fechada parcerias de divulgação com os times paulistas Corinthians e Santos Futebol Clube, entre outros. Celebridades como o Thiaguinho, o Piloto Hélio CastroNeves, o ex-jogador da seleção brasileira de futebol Paulo Silas, o humorista Renato Albani e outros, também estão apoiando a campanha deste ano.

Com exclusividade, fechamos parceria social com a ViaQuatro e ViaMobilidade para exibição do vídeo da campanha nas tvs dos vagões, nas linhas amarela-lilás. São cerca de 510 mil passageiros que circulam diariamente.

O câncer em números

2º câncer mais frequente entre os homens após os tumores de pele (não-melanoma)

1 diagnóstico de câncer de próstata a cada 7 minutos

1 óbito pela doença a cada 40 minutos

25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença

20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados

Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada

Não é possível prevenir a doença, mas é possível diagnosticá-la precocemente

Diagnóstico precoce – chances de cura são de 90 %

A SBU-SP

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 mil médicos associados em todo o País, sendo 30% relativos ao Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

 

Como Funciona

Doenças