Notícias Novembro Azul 2022

Estimativas mostram que 1 em cada aproximadamente 10 homens poderão desenvolver câncer de próstata

Sociedade Brasileira de Urologia de SP alerta que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. O chamamento torna ainda mais relevante, em especial, após dois anos do início da pandemia

Outubro de 2022 – Com o desafio de conscientizar a população sobre a importância da prevenção precoce, a Sociedade Brasileira de Urologia de SP dará início a mais uma campanha de mobilização em todo o Estado de São Paulo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados cerca de 65.840 mil casos novos casos da doença para 2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

A campanha mundial do Novembro Azul, que já é protagonizada em mais de 20 países atualmente, ocorre desde 2011 no Brasil. Considerada uma das maiores na luta acerca aos cuidados com a saúde do homem, tem como caráter principal alertar sobre os cuidados com a saúde, em especial o câncer de próstata. Isso porque, sem considerar os tumores de pele não melanoma, a doença ocupa a primeira posição no país em todas as regiões brasileiras.

“As mulheres muito provavelmente e, desde a adolescência, procuram se consultar com um ginecologista. Elas adotam o hábito de se cuidar, provavelmente incentivadas pelo exemplo da mãe. Já o homem é mais relaxado. O Novembro Azul nasce inspirado por um projeto internacional, justamente com o propósito de alertar esse homem para que se conscientize em relação ao câncer de próstata. Mas, aqui Brasil, essa campanha vem se transformando num movimento maior, no qual alertamos sobre os cuidados com a saúde masculina em geral”, alerta o presidente da SBU-SP, o urologista Marcelo Wroclawski.

Segundo o médico, muitas vezes, o urologista é a porta de entrada do homem no sistema de saúde. Comumente trazido por sua parceira, com o intuito inicial de avaliar a próstata, acabamos diagnosticando outras afecções, muitas vezes silenciosas, mas que trazem grande impacto para a qualidade de vida e sobrevida da população como, por exemplo, pressão alta e diabetes. É muito importante que os homens consultem um urologista anualmente a partir de 45 anos.

“O câncer de próstata é o tumor sólido mais frequente no homem. Estimativas mostram que 1 em cada aproximadamente 10 homens poderão desenvolver esta doença que, quando diagnosticada precocemente, se correlaciona com altíssimo potencial de cura.”, diz Wroclawski.

Estudo realizado pela SBU-SP comparou dados de novos casos de câncer gênito-urinário entre 2019 e 2020, em algumas instituições de saúde no Estado de São Paulo. Quando analisados os dados para câncer de próstata foi identificado uma redução média de 33% dos novos casos. Isso ocorreu pela diminuição na oferta de atendimento nas unidades de saúde, somado ao medo da exposição ao vírus do covid-19 pela população.

“Com as medidas de controle menos restritivas, houve um retorno da procura pelos exames de rotina pela população, e isso é positivo.”, diz o urologista, Rafael Meduna, diretor da SBU-SP e um dos coordenadores da campanha Novembro Azul deste ano.

Qual a função da próstata?

O órgão fica localizada abaixo da bexiga e, por dentro dela, passa o canal da uretra, por onde a urina vai da bexiga para o meio externo. Em homens jovens, ela tem o tamanho de uma noz. A principal função é a produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen. Ao apresentar sintomas, o câncer já está numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina.

A associação com hereditariedade é pequena na população é de cerca de 5% a 10%.
“Isso ocorre quando há alguma mutação genética. Quando presente, sabe-se que o câncer de próstata hereditário está associado ao início da doença mais precoce (seis a sete anos mais cedo). Contudo, sua agressividade e curso clínico não parece ser diferente das pessoas com câncer de próstata não hereditário. Dessa maneira é orientado iniciar o rastreamento mais precoce nesses indivíduos, alerta Dr. Meduna.

Outros fatores de risco para o câncer de próstata, além do histórico familiar, é a pele negra. Estudos mostram que homens negros têm duas vezes mais chances de apresentar a doença do que os de pele branca, por conta do fator genético. Esses devem procurar o diagnóstico mais cedo. Além disso, existem alguns estudos que sugerem que dieta rica em gordura e obesidade aumentam o risco de câncer de próstata.

A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Urologia para iniciar o rastreamento do câncer de próstata é para todos os homens a partir dos 50 anos. “Homens com histórico familiar de câncer de próstata e homens com raça negra devem iniciar o rastreamento a partir dos 45 anos devido um maior risco”, diz o urologista.

O grande preconceito com o rastreamento do câncer de próstata é devido ao exame do toque retal. É importante dizer que esse é um exame rápido (cerca de cinco segundos) e de grande importância, uma vez que pode ser palpado a próstata para avaliar a presença de algum nódulo sugestivo de câncer. Cerca de 18% dos tumores de próstata podem ser diagnosticados através do exame de toque.

Tratamentos

Existem diversos tipos de tratamentos, porém, a indicação deles vai depender da agressividade da lesão, se tem baixo risco, risco intermediário ou alto risco para disseminação, recidiva e metástase) e da extensão do tumor, se a doença é restrita ao órgão, se há extensão para fora da próstata, acomete gânglios linfáticos da pelve ou órgãos próximos ou distantes.

“Para os tumores localizados na próstata, a braquiterapia, a radioterapia externa, as terapias focais e as modalidades cirúrgicas são as opções preferenciais de tratamento. A braquiterapia consiste no implante permanente ou temporário de sementes na próstata por meio de agulha guiada por ultrassom que emitem radiação restrita à glândula”, diz Dr. Filemon Casafus, urologista, diretor da SBU-SP e um dos coordenadores da campanha deste ano.

Já a radioterapia de intensidade, modulada e guiada por tomografia, é atualmente considerada o método mais moderno e padrão ouro da radioterapia externa devido à menor taxa de complicações gastrintestinais e urinárias da radiação. As terapias focais da próstata, como a crioterapia e o HIFU (sigla em inglês que significa ultrassom focalizado de alta intensidade) tem como finalidade causar ablação seletiva do tumor e minimizar os danos.

“Entre as modalidades, as cirurgias minimamente invasivas têm ganhado espaço. A laparoscopia está amplamente difundida no País e a cirurgia robótica cresceu vertiginosamente, principalmente nas capitais e nas principais cidades do interior de São Paulo. A plataforma robótica, considerada atualmente o método cirúrgico mais moderno para o tratamento de câncer de próstata, utiliza imagens em 3D com alta definição, ampliação de imagens até seis vezes e movimentos precisos das pinças, que resultam em menor sangramento e dano dos tecidos”, afirma Casafus.

Manter hábitos saudáveis, evitando o tabaco, o consumo excessivo de álcool, praticando atividade física diária e adotando uma dieta balanceada com grãos, legumes, cerais, verduras, frutas, carnes magras e consumo moderado de sal e açúcar, diminui o risco para vários tipos de tumores malignos, entre eles, o câncer de próstata.

“Vários estudos confirmam que a obesidade aumenta o risco de câncer de próstata, de rim e outros órgãos. Podemos dizer que manter os hábitos saudáveis não impeça completamente o risco de câncer de próstata, mas diminui o risco, e, apesar de não haver estudos que comprovem a eficácia da dieta e da atividade física para retardar o câncer de próstata, é importante que o organismo esteja em forma, com menos comorbidade, para combater melhor qualquer tipo de tumor”, conclui o especialista.

Programação Novembro Azul 2022

Para esse ano, a SBU-SP prevê campanha nas redes sociais com conteúdo e informações relevantes para o público leigo. Assim como acontece em todos os anos, com o apoio da Secretaria da Saúde e do Departamento de Iluminação Pública – ILUME, diversos monumentos da cidade de São Paulo serão iluminados de azul, como a Ponte Octávio Frias de Oliveira (“Ponte Estaiada”), Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo – Prefeitura de São Paulo, Biblioteca Mario de Andrade, além de parceria com o Farol Santander, na região central de SP.

Estão previstas, ainda, campanha de conscientização nos painéis eletrônicos nas principais rodovias administradas pela CCR AutoBAn, como Ecovias Litoral, Anhanguera-Bandeirantes, ViaOeste/Rodoanel Castello-Branco/Raposo Tavares). Além disso, parceria de divulgação de conteúdo e vídeos com o Corinthians e com a Liga Novo Basquete Brasil.

Ações de conscientização também estão previstas com a CPTM, para a exibição do vídeo da campanha deste ano #minhasaudenoazul. Por fim, parcerias com celebridades e famosos, gravarão vídeos em apoio à campanha de 2022.

A SBU-SP

A entidade sem fins lucrativos, fundada em 1926 e, hoje, possui hoje 24 seccionais espalhadas pelo Brasil com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica em seus Estados. A SBU congrega hoje cerca de 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, mais de 4 mil profissionais. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

 

Como Funciona

Doenças