Realizar um dos eventos mais importantes da Urologia Brasileira durante uma das piores crises econômicas atravessadas pelo Brasil sempre foi uma grande preocupação. Preocupação não só pela possível dificuldade das pessoas em investirem dinheiro em sua capacitação profissional neste difícil momento, mas também pela dificuldade de captação de patrocínios junto à indústria farmacêutica e de equipamentos. Além disto, instituímos mudanças na forma de organização do congresso baseadas em melhora da qualidade técnica e meritocracia com a instituição de metas a serem atingidas.
Tantas mudanças nos deixaram muito apreensivos, mas o resultado final pode ser resumido na avaliação feita pela grande maioria dos participantes: O XV CONGRESSO PAULISTA DE UROLOGIA “BOMBOU”.
“Bombou” pela presença de mais de 3500 pessoas, pela maciça adesão dos patrocinadores representada pela presença de mais de 55 stands de exposição, pela qualidade científica com sessões simultâneas oferecendo diferentes opções de temas durante todo o congresso, pela presença de mais de 30 convidados estrangeiros, pela impecável coordenação com todas as sessões ocorrendo de forma pontual e tranquila, sem substituições de professores e mudanças de temas de última hora, sem correrias.
Por todas estas razões podemos dizer que o XV Congresso Paulista de Urologia atingiu um degrau superior em relação a outros eventos organizados por nossa sociedade. Além de ter sido, neste ano, o terceiro maior congresso de Urologia do Mundo e deverá situar-se entre os mais organizados e mais expressivos do ponto de vista científico.
A explicação para este sucesso pode ser resumida em uma palavra: TRABALHO. Trabalho em equipe de toda a diretoria e funcionários da SBU São Paulo que desde o início “vestiram a camisa” do Congresso e se esforçaram pelo seu sucesso. Trabalho da comissão científica que elaborou um programa atrativo, coordenado e abrangente, trabalho da comissão executiva que negociou preços o tempo inteiro procurando obter melhor qualidade e menor valor nos insumos necessários ao Congresso, trabalho da empresa CCM que foi nossa parceira neste evento destacando profissionais da mais alta qualidade para sua execução; trabalho da comissão de acompanhantes cujo programa atrativo e interessante lotou todas as suas atividades. Enfim, trabalho, racionalização de gastos, espírito de equipe e profissionalismo fizeram deste evento um sucesso estrondoso.
Para fechar com chave de ouro também realizamos uma festa de encerramento com mais de 1500 pessoas e o show dos Paralamas do Sucesso que agradou a grande maioria dos presentes. Finalmente, vale ressaltar que foi um dos congressos mais lucrativos de nossa Sociedade e este dinheiro nos permitirá realizar uma série de ações que, em última análise, se reverterão em benefícios àqueles que devem ser o objetivo principal de toda entidade médica: Nossos Associados.
Obrigado e até nossos próximos eventos!
Flavio Trigo
Em nome de toda diretoria da SBU-SP