Notícias

SBU-SP lança projeto pioneiro de educação continuada para as Ligas Acadêmicas de Urologia

O lançamento foi realizado no último dia 04 de maio.

A Sociedade Brasileira de Urologia – seção São Paulo (SBU-SP) lançou seu projeto de Educação Continuada para as Ligas Acadêmicas de Urologia do Estado de São Paulo, que conta com a participação de 15 ligas provenientes das faculdades mais importantes do estado.

Acadêmicos das Ligas de Urologia assistem à aula

Com essa iniciativa pioneira no país, a SBU-SP busca a unificação e ampliação do ensino aos alunos, assim como a participação na formação dos futuros talentos urológicos do estado, além de estimular a realização de trabalhos científicos e assistenciais por estes alunos.

O projeto contará com aulas quinzenais transmitidas pelo aplicativo ZOOM assim como pelo Youtube Live. Nestas palestras, os professores vinculados às Ligas falarão sobre suas áreas de atuações ligadas a assuntos de interesse dos alunos. Cada módulo será responsabilidade de uma das Ligas sob a coordenação geral do departamento de ligas acadêmicas da SBU-SP.

O lançamento despertou um grande interesse dos acadêmicos das Ligas participantes assim como em demais alunos de várias faculdades do estado tendo aproximadamente 150 espectadores.

No primeiro módulo o Professor Fernando Saito, preceptor da Liga de Urologia e transplante da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, discutiu com os alunos sobre a prevenção da litíase urinária, sendo que a aula, assim como o projeto foram muito elogiados pelos alunos.

“O projeto de educação continuada associado ao II Simpósio de Ligas Acadêmicas que acontecerá durante o Congresso Paulista de Urologia, além de outras iniciativas pontuais junto aos alunos, programadas para ocorrer após o término do isolamento social aproximarão a SBU-SP destes alunos e suas Ligas, fortalecendo uma parceria que, com certeza, trará grandes frutos.”, Fabrizzio Messetii, coordenador geral do projeto.

Os próximos encontros definidos são:
18/05 – 19h – Exame Físico Urológico – Prof. Gustavo de Alarcon
01/06 – 19h – DAEM – Prof. Leonardo Seligra Lopes
16/06 – 19h – Prevenção e rastreamento do Câncer de Próstata – Prof. Roni Fernandes
30/06 – 19h – Trauma Urológico – Prof. Fabrizio Messetti

SBU-SP in Situ 2023