Destaques Notícias Uro Onco Litoral 2017

Experiência oncológica e urológica compartilhada em Santos

 

Acontece em um dos principais cartões postais de Santos, o primeiro Uro Onco Litoral 2017, promovido pela Sociedade Brasileia de Urologia de São Paulo (SBUSP). O encontro dá início a uma série de iniciativas e ações no Estado para lembrar o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da saúde do homem.

Com a presença de mais de 300 participantes, entre urologistas, oncologistas, fisioterapeutas e psicólogos, vindos de todo os cantos do País como Ceará, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, o Uro Onco discute novas tecnologias e tratamentos para combater o câncer de próstata, testículo, pênis, bexiga e rim.

Casa cheia no primeiro dia do Uro onco litoral
Casa cheia no primeiro dia do Uro onco litoral

Acontece na Praia do Gonzaga, no Parque Balneário Hotel, com a presença de autoridades públicas, além de reunir os principais nomes da Urologia e Oncologia nacional e internacional, para um intercâmbio de atualização e aprimoramento da técnica e discussão de casos clínicos.

O evento começou na quinta-feira, dia 02, com o curso Pré Congresso na Santa Casa de Santos, com conteúdo para a preservação e restauração da qualidade e sobrevida do paciente. Os participantes puderam acompanhar cirurgias ao vivo de esfíncter artificial e prótese peniana inflável, bem como palestras abordando reposição hormonal no homem e fertilidade em indivíduos com câncer de próstata.

“É um evento que certamente entrará para o cronograma de congressos oferecidos pela SBUSP, sendo o primeiro de muitos. Sem dúvida, abrilhanta toda classe médica e só nos motiva a realizar outros pelo Estado”, comenta Flavio Trigo, presidente da SBU-SP.

Dr. Flavio Trigo durante a abertura do Uro ondo litoral
Dr. Flavio Trigo durante a abertura do Uro ondo litoral

A cidade de Santos, na Baixada Santista, abriga o maior porto da América Latina, sendo umas regiões mais apreciadas e procuradas pelas pessoas para se viver em virtude da qualidade de vida e infraestrutura local.

O Secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, esteve presente na abertura do Uro Onco Litoral, representando o Prefeito da Cidade. “Agradeço imensamente à toda direção e comissão organizadora da SBU-SP por escolher essa cidade para sediar um congresso tão importante e necessário. Tratamos a saúde do homem com muita seriedade e, a partir do dia 06, Santos apoiará o novembro azul com iluminação na Pinacoteca e também na Prefeitura. Parabéns SBUSP pela iniciativa”, disse Ferraz.

O secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz
O secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz

“É importante conscientizar o homem sobre a importância da prevenção da saúde masculina de forma geral, e não só em relação aos cuidados com a próstata”, comentou Dra. Márcia Souza Carvalho, Diretora Científica Adjunta da APM de Santos.

Dra. Márcia Souza Carvalho, Diretora Científica Adjunta da APM de Santos.
Dra. Márcia Souza Carvalho, Diretora Científica Adjunta da APM de Santos.

A SBU-SP convidou o urologista Fernando Pablo Secin, professor de Urologia na Universidade de Buenos Aires, na Argentina e diretor do Hospital Universitário CEMIC. Além dele, Hiroshi Miyamoto, diretor da University of ster Medical Center, dos Estados Unidos e pesquisador da Johns Hopkins, Maurizio Brausi, professor e chairman da Urology Department of Urology Ausl Modena Carpi-Modena, na Itália e Paul Nguyen, da Harvard Medical School, especialista no gerenciamento do câncer de próstata nos Estados Unidos.

O urologista Dr. João Amaro, que na gestão anterior foi presidente da SBU-SP, ressalta a importância de eventos como esses para a formação médica. “É uma oportunidade ímpar para que os amigos urologistas possam aprofundar os conhecimentos, a partir da rica integração com os colegas oncologistas para melhorar ainda mais a excelência no atendimento dos nossos pacientes”, afirma Amaro.

Já o oncologista Diogo Assed Bastos, médico do Hospital Sírio-Libanês, comenta a importância de eventos como esses, que integram a experiência clínica Oncológica e Urológica, para aumentar a eficácia do tratamento e possibilitar sobrevida aos pacientes. “Sinto-me honrado em participar de um momento como esse, visto a importância para as duas especialidades, já que nos permite ampliar os conhecimentos na área”.

Conscientização na praia

No domingo, 05 de novembro, das 10h às 11h, a SBU-SP promove palestras de conscientização sobre saúde e prevenção de doenças masculinas, na Concha Acústica, localizada na Praia de Gonzaga. Essa ação ocorrerá em parceria com a APM-Santos, com o apoio da Guarda Metropolitana e CET de Santos, no intuito de esclarecimento de dúvidas da população, bem como de turistas que estarão visitando a cidade por ocasião do feriado de Finados.

“É um evento muito significante para Santos e a tendência é que se repita todos os anos. Valeu a pena todo o esforço em promover um congresso com essa magnitude, reunindo tantos especialistas renomados que puderam compartilhar aprendizados e casos de sucesso”, finaliza o Dr. André Tomé, organizador do Uro Onco Litoral, médico do Hospital Ana Costa, da cidade.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

SBU-SP in Situ 2023