Notícias

Incontinência Urinária: lembre-se dela

A incontinência urinária ocorre tanto em homens quanto em mulheres e várias podem ser as causas. Porém, a perda involuntária de urina não é normal em nenhuma idade, nem tampouco é um problema exclusivo de mulheres com várias gestações e multiparidade, podendo ocorrer em pessoas jovens de ambos os sexos, nulíparas,  mulheres que nunca tiveram um parto via vaginal.

O tema incontinência urinária sempre foi considerado um tabu, o que faz com que menos de um quarto das pessoas portadoras desta disfunção urinária busque orientação médica. O problema é ainda mais grave quando o próprio médico não dá a devida atenção à queixa de incontinência, ou quando a atribui com naturalidade ao envelhecimento, aos antecedentes obstétricos ou a afecções neurológicas de base. É fundamental que o impacto negativo que a incontinência urinária acarreta ao seu portador seja reconhecido, corretamente diagnosticado e tratado.

O dia 14 de março – Dia Mundial da Incontinência urinária – deve servir de alerta para que lembremos que mais de 20% da população sofre as consequências físicas, emocionais e sociais desta afecção. É fundamental que os portadores de incontinência urinária sintam-se estimulados a buscar o tratamento. É papel do Urologista reconhecer sua importância e ser proativo na identificação do problema.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

SBU-SP in Situ 2023