Notícias

Jantar de posse da nova diretoria da SBU-SP é marcado por emoção e encontro do passado com o futuro

Aconteceu na última sexta-feira, 01 de março, na Villa Bisutti, na capital paulista, a cerimônia de posse que marca a entrada da nova gestão para 2024/2025. Durante o encontro, que contou com vários colegas da Urologia, a mensagem inicial foi o quão grande é a seccional de São Paulo – considerada a maior em número de membros e valorizada pela sua representatividade para o Estado. São mais de cinco mil urologistas no Brasil, sendo 1.500 associados a SBU-SP – entidade que tem 55 anos de atuação.

Os médicos que compõe a diretoria são profissionais que ajudam a alavancar temas importantes para a sociedade, mobilizam ações importantes de conscientização para o público leigo, contribuem com aprendizados e trocas de experiências que beneficiam a comunidade médica como um todo. “As decisões são tomadas em conjunto e isso é muito enriquecedor. O papel é ser facilitadora na gestão. Dividir as coisas, compartilhar e nutrir o sentimento de pertencimento”, pontuou Marcelo Wroclawski, presidente da gestão anterior.

De forma dinâmica e expositiva, Dr. Wagner Eduardo Matheus, que agora assume o cargo de diretor-presidente, tendo ao seu lado o vice, o Dr. Cristiano Gomes, fez questão de mostrar em uma linha do tempo todos os presidentes anteriores que fizeram a SBU-SP ser o que é hoje. Com primazia, relembrou a passagem de todos, exaltando características peculiares de cada ex-presidente, contribuições e todo o trabalho realizado até aqui.

“É uma noite especial em que celebramos ao lado de nossa família e colegas um momento importante para a nossa especialidade. Relembrar aqui todos os que passaram e estiveram à nossa frente é reconhecer a nobreza deste trabalho, a responsabilidade que acompanha esta missão. Antes de nós estiveram pessoas que pavimentaram esse caminho e ajudaram a transformar a SBU-SP no que é hoje: forte e destemida, que atua à frente do seu tempo”, ressalta Dr. Wagner.

Coincidências à parte, a SBU-SP nasceu em 1969 em Campinas, cidade em que vive o atual presidente e que foi berço para a sua formação e experiência. Atualmente, o profissional é professor livre docente e assistente da disciplina de Urologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Com uma sólida experiência associativa, acumulada ao longo dos últimos 14 anos, ocupou diversos cargos diretivos em sucessivas diretorias, como 1º. Secretário, 2º. Secretário, editor do BIU, suplente de delegado, 1º Tesoureiro e vice-presidente em duas gestões, inclusive a que se encerra neste final de 2023, presidida pelo Dr. Marcelo Wroclawski.

“Dentre as prioridades que temos é continuar o bom trabalho que é realizado há muitos anos, com os projetos de sucesso e conhecidos por toda a comunidade urológica, especialmente o Congresso Paulista de Urologia, a Jornada Paulista de Urologia e outros projetos, como o OncoClube, a publicação de nosso livro Proteus, assim como esse grande projeto de reciclagem que é o Proteus; enfim, dar continuidade a todos os projetos de reconhecido sucesso e criar projetos. Além disso, preservar a transparência da nossa administração, de forma democrática, com 60 diretores participativos, manter as contas em equilíbrio, com uma gestão responsável do ponto de vista financeiro e procurando sempre desenvolver projetos com nossos parceiros da indústria farmacêutica e de equipamentos”, disse o especialista, que tem doutorado e mestrado em Cirurgia pela FCM-UNICAMP é membro do grupo de Uro-Oncologia do HC-UNICAMP e orientador da Pós-Graduação de Cirurgia FCM-UNICAMP.

O profissional tem se dedicado à realização de cirurgias urológicas relacionadas a Uro-Oncologia, doenças da próstata, laparoscopia e robótica.

Vanguarda

A SBU-SP há muitos anos tem a preocupação de reunir em sua diretoria representante de todas as regiões de São Paulo e das diversas instituições do Estado. Num “acordo antigo”, realiza um rodízio intercalando um presidente da capital e um do interior, de forma que sejam representados todos os colegas urologistas das mais diferentes regiões do Estado. Além disso, existe a preocupação de compor com colegas de serviços universitários, acadêmicos, grandes centros e, também, de regiões menores de São Paulo. Hoje, abrange praticamente todas as regiões do nosso Estado.

“Estaremos sempre abertos para aprimorar ideias, fortalecer ainda mais o trabalho da Sociedade e colaborar com a comunidade. Formamos um grupo experiente e representativo de todas as regiões e serviços do Estado de São Paulo. Desejo à nossa diretoria muita harmonia, amizade, paz e trabalho, como tenho visto nesses meus 14 anos de SBU-SP”, finaliza.

Dentre os desafios da nova diretoria está a responsabilidade de representar o interesse de aproximadamente 2000 urologistas do estado de SP, o resgate da visão federativa da Sociedade, além do trabalho pela defesa profissional, educação continuada, conscientização do público leigo e transparência administrativa.

Sobre a SBU

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica com 90 anos de fundação que congrega mais de 4.500 médicos associados em todo o País, sendo aproximadamente 30% do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário e sistema genital masculino.

A seccional São Paulo tem mais de 50 anos e cerca de 1.500 médicos associados. Desde 2004, realiza campanhas anuais de conscientização sobre o câncer de próstata para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes acometidos pela doença. Mais recentemente, outras campanhas também vêm sendo organizadas, como as sobre câncer de bexiga, incontinência urinária, litíase renal, tumor de testículo, dentre outras.

Confira algumas fotos do evento:

SBU-SP in Situ 2023