Notícias

JPU 2023, tradicional evento urológico, reúne médicos de todo o País para atualização científica e prática

Jornada contou com a participação de mais de 800 urologistas, que puderam desfrutar de uma programação científica robusta, atividades esportivas e muito entretenimento

Maio de 2023 – A tradicional e já consolidada Jornada Paulista de Urologia, que está em sua 17ª edição, aconteceu com grande êxito nos dias 18 a 20 de maio, congregando mais de 800 participantes vindos de várias regiões, capital, interior paulista, e até fora do Estado de São Paulo.

A organização computou mais de mil inscritos, de norte a sul, profissionais que atuam na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Ceará, Distrito Federal, dentre outros, marcaram presença na jornada deste ano.

“Nos empenhamos bastante para manter grande ênfase na qualidade da programação científica, priorizando palestrantes com grande expertise em suas respectivas áreas, além da preocupação em buscar alternativas inteligentes para modernização da área de exposição, proporcionando aos nossos parceiros a oportunidade de interagir com maior estreiteza com os participantes.” diz o presidente da SBU-SP, Dr. Marcelo Wroclawski.

Em Campinas, congressistas puderam participar do evento de forma totalmente interativo, compartilhando experiências e dúvidas com os palestrantes e moderadores, bem como discutindo condutas e tratamentos de casos reais, atualização dos principais temas da especialidade, além de terem acesso aos cursos práticos e habilidades técnicas.

A Jornada tem como objetivo apresentar os principais avanços, inovações, pesquisas e novos tratamentos prescritos nos últimos anos no Brasil e, no mundo, na Urologia. Tradicional, o encontro já é consolidado pela comunidade médica por reunir grandes nomes da Urologia nacional e internacional, nesta edição, trouxe especialistas renomados vindos da Europa, América Central e América Latina.

Ao todo, a JPU 2023 contou com a presença de mais de 160 palestrantes, que puderam abordar novidades em materiais e diagnósticos, procedimentos, condutas, novas tecnologias, e assuntos de interesse do dia a dia do urologista.

Especialistas internacionais abrilhantaram o evento, como o Dr. Álvaro Juárez Soto, da Espanha, Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário de Jerez e Hospital Punta de Europa. O Dr. Joao Paulo Zambon, brasileiro radicado nos Estados Unidos, Doutor em Urologia pela UNIFESP-EPM. Pós-doutorado na Wake Forest University, North Carolina, USA.

Além deles, marcaram presença a Dra. Cecilia Cracco, da Universidade de Turim, na Itália, Dr. Paul Perito dos Estados Unidos e, por fim, Dr. Jaime Andres Cajigas Plata, de Bogotá na Colômbia.

Dr. Leonardo Seligra SBU-SP, presidente da comissão científica, e que também é diretor de comunicação, comemora o sucesso da jornada deste ano. “Pensamos em um programa científico bastante integrativo e robusto. Atividades científicas nas diversas subáreas da especialidade, atividades práticas hands-on e, esse ano, a novidade da “Arena UroTalks”, contemplando discussões práticas do dia a dia do urologista, bem como atividades científicas e sociais, congregando urologistas e suas famílias”, finaliza Seligra.

Conteúdo científico

Neste ano, o auge da jornada foram os temas apresentados como Uro-oncologia, Litíase, Endourologia, Urologia feminina, Disfunções miccionais e Neuro-urologia, Urologia infantil, Infertilidade, Andrologia e Medicina Sexual, Cirurgia minimamente invasiva em Urologia, Varicocele, Urologia geral e imagens, além de outros assuntos.

Estreando, a JPU apresentou a “Arena Saber Fazer” com cursos hands on e práticos de videolaparoscopia e a  “Arena Urotalks”, que trouxe especialistas para apresentarem casos de consultório, além do debate de temas como Uropediatria: infecção urinária, refluxo e disfunção miccional, vídeo com painel de discussão sobre técnicas cirúrgicas em estenoses, Onco Bexiga, Litíase, IST, HPB, Onco Rim e Onco Próstata, bem como medicina sexual e estética peniana.

Na parte do entretenimento e atividades sociais, médicos, residentes e seus familiares puderam usufruir de toda a infraestrutura do Complexo do Royal Palm, o principal resort da cidade de Campinas, e que, pela primeira vez comportou os participantes da JPU. Atividades esportivas foram propostas como a prática de beach tênis.

A organização da jornada inovou mais uma vez a programação ao convidar o humorista Marcio Ballas e, asism, proporcionar momentos de alegria e divertimento para todos os participantes. Ator, palhaço, diretor e dramaturgo especializado na linguagem clown e improviso teatral, Ballas viveu por três anos em Paris onde estudou na “École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq”.

Outro ponto importante do evento foi a adesão e participação, em peso, da indústria farmacêutica. Mais uma vez, trouxe inovação e novidades em ferramental e tecnologias como a robotização. A JPU, assim como outros eventos organizados pela SBU-SP, busca sempre essa diferenciação em novidades em saúde para munir os médicos com o que há de mais moderno e robusto no mercado, visando sempre o bem-estar dos pacientes.

 

 

 

 

 

Tags

SBU-SP in Situ 2023