Notícias PROTEUS 2017

Mudanças de hábitos podem prevenir a bexiga hiperativa

Considerada uma síndrome, quando não tratada, pode vir acompanhada de incontinência urinária, atrapalhando o dia a dia profissional, a vida a dois, convívio social e a qualidade de vida


São Paulo, março de 2017 – Imagine você se a cada viagem tivesse que saber quantos banheiros encontraria facilmente pelo caminho, já que a rotina é parar várias vezes durante o trajeto para urinar? Encararia um destino novo e de longa distância? Essa é apenas uma das tantas preocupações de quem foi diagnosticado com a Síndrome da Bexiga Hiperativa.

Não bastasse esse incômodo, o paciente pode apresentar ainda um quadro de incontinência urinária, que é a perda involuntária de urina durante o simples fato de espirrar, tossir, agachar, pegar peso ou ainda durante o ato sexual, provocando uma situação constrangedora e, às vezes, irreparável do ponto de vista psicológico.

Dada à importância do assunto, esse será um dos temas discutidos na 18ª edição do PROTEUS Intensivão, de 30 de março a 01 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento, que acontece anualmente e reúne tradicionalmente urologistas de todo o Brasil, é organizado pela SBU-SP – Sociedade Brasileira de Urologia.

O fato é que, embora esta síndrome de bexiga hiperativa tenha se popularizado, é ainda pouco abordado os impactos comportamentais que a moléstia provoca na vida diária de quem convive ou apreendeu a conviver com este transtorno. Receio, isolamento social, desistência de participar de viagens de grupos, comprometimento do sono e retração sexual são alguns dos comportamentos relatados nos consultórios.

“É um problema muito frequente, porém, pouco diagnosticado. Não põe a vida do paciente em risco, mas reduz drasticamente a qualidade e a rotina de vida. Muitas vezes, a pessoa reluta em procurar o urologista justamente por desconhecer as possíveis formas de tratamento ou por vergonha”, diz explica o Dr. João Amaro, presidente da SBUSP – Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo e professor titular de Medicina de Botucatu – UNESP.

Na prática, os sintomas físicos ocasionados pela síndrome da bexiga hiperativa estão associados à urgência urinária, acompanhada ou não de incontinência, e aumento compulsivo na frequência de idas ao banheiro, manhã, tarde e durante à noite, fugindo dos parâmetros normais. Para o diagnóstico, é importante que o urologista conheça a história clínica do paciente, solicitando exames físicos e de urina ou pedir exames complementares para descartar outras doenças.

“Sabe-se que medidas preventivas como hábitos de vida saudável, controle de peso, evitar o tabagismo, a diminuição no consumo de bebidas alcoólicas e da ingestão de cafeína como chás, cafeína, chocolates e bebidas cítricas, podem diminuir os sintomas da bexiga hiperativa”, explica o especialista.

 

Tratamento

Existem maneiras de tratar esta disfunção miccional, segundo o que aponta a Associação Americana de Urologia. Uma delas é pela via de medidas comportamentais e fisioterápicas, como o controle vesical, da ingestão de líquidos e treinamento do músculo do assoalho pélvico.

“O objetivo do tratamento da bexiga hiperativa é promover um aumento de tempo entre os intervalos e as urgências miccionais. Outra forma é por meio de uso de medicamentos e, em último caso, quando os tratamentos anteriores não apresentaram melhora, é indicada a estimulação elétrica do nervo tibial, a aplicação da toxina botulínica tipo A e neuromodulação sacral, este último indicado para casos com sintomas severos ou na falha de tratamentos anteriores. ”, finaliza Amaro.

 

Incontinência Urinária

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o problema atinge 35% das mulheres, após a menopausa, 40% das gestantes e 5% dos homens que foram submetidos à cirurgia para retirada da próstata.

 

A SBU-SP

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, que representa os médicos urologistas, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

 

1 Comentário

  • TENHO 62 ANOS ,HÁ 30 ANOS COMECEI TER INFECÇÃO URINÁRIA DE REPETIÇÃO, VIRANDO CRÔNICA, FIZ TRATAMENTO COM UROLOGISTA RENOMADO O QUAL REALIZOU 3 CIRURGIAS NA BEXICA BEM PRÓXIMAS, NÃO RESOLVEL NADA .FIZ TODOS OS EXAMES SOLICITADOS E CAROS .E ATÉ HOGE CONTINUO COM INFECÇÃO URINÁRIA E PERDA DE URINA TIPO IPERATIVA.USO DIRETO FRAUDA DESCARTÁVEL INFANTIL .É A UNICA QUE SINTO MAIS CONFORTO .USO DIREITO UMA MACRODANTINA DE 100MG E MESMO ASSIM TENHO INFECÇÃO DE REPETIÇÃO. SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR FICO MUITO GRATA.

Clique aqui para postar um comentário

SBU-SP in Situ 2023