Notícias SBU-SP na mídia

Pandemia provoca redução de 26% em diagnósticos de tumores de próstata, rim e bexiga

Com o intuito de dimensionar o tamanho do dano causado pela pandemia no diagnóstico de novos casos de cânceres, a Sociedade Brasileira de Urologia – Seção de São Paulo realizou levantamento em parceria com instituições de saúde com atuação no Estado de São Paulo, responsáveis pelo atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados mostraram que a pandemia gerou uma redução média, e grave, de 26% no número de novos casos, englobando os tumores de rim, próstata e bexiga, na comparação com diagnósticos feitos nos anos de 2019 e 2020.

Os dados foram fornecidos pelo Hospital Amaral de Carvalho, de Jaú, Instituto do Câncer da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Hospital AC Camargo Câncer Center, de São Paulo, Hospital das Clínicas da UNICAMP, de Campinas e Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, de São Paulo.

O Hospital das Clínicas da UNICAMP, por exemplo, observou uma queda de 52% nos casos de câncer de bexiga e 63% nos de rim. Já o Hospital AC Camargo Câncer Center, a redução foi de 24% para os tumores da bexiga e 29% para os de rim. Os dados para o câncer de rim do Hospital São Paulo – UNIFESP, mostraram redução no diagnóstico de novos casos de 35% –  foram computados 40 casos em 2019, contra 26 em 2020.

* Os dados comparativos do Hospital Amaral de Carvalho foram realizados entre os meses de janeiro a junho de 2019 e 2020 visto que as informações referentes ao segundo semestre de 2020 ainda não foram tabuladas

“O medo de contrair o Covid pela exposição a ambientes potencialmente contaminados como consultórios, clínicas e hospitais tem impedido muitos homens de procurar ajuda médica. Porém, a recomendação da comunidade científica é que os pacientes não deixem de fazer suas consultas de rotina e, quando estão em tratamento não abandonem a terapia. Dependendo do estágio da doença, o quanto antes ele iniciar o tratamento melhor será o resultado e possibilidades de cura.”, alerta o urologista Dr. Geraldo de Faria, presidente da SBU-SP e responsável pela organização dos dados.

Confira os destaques da imprensa:

Portal Hospitais do Brasil

Amazonas Notícias

Yahoo finanças

ABC do ABC

Jornal da Manhã – Rio Claro

SBU-SP in Situ 2023