Notícias Novembro Azul Novembro Azul 2018

SBU-SP dá início à campanha novembro azul com a realização do Uro Onco Litoral no Guarujá

 Urologistas e oncologistas vindos de várias regiões do País puderam compartilhar experiências e novas práticas, bem como a discutir casos desafiadores do câncer de bexiga, próstata, rim, pênis e testículos

 A cidade do Guarujá, litoral sul do Estado de São Paulo, foi a região escolhida para sediar a segunda edição do Uro Onco Litoral 2018 por sua importância turística e por abrigar uma vasta natureza encravada aos pés da serra do mar. Este ano, o evento contou com a presença de 470 inscritos, de norte a sul do país, como Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, São Paulo e outras localizações, entre palestrantes e representantes da indústria farmacêutica.

A exemplo do ano passado, a comissão organizadora ofereceu aos participantes a possibilidade de acompanhar transmissões, ao vivo, de cirurgia via robô, esfíncter artificial e nefrectomia parcial laparoscópica, e cursos pré-congresso sobre incontinência urinária, infertilidade, reposição hormonal e tratamento de disfunção sexual.

Paralelamente, ocorreram cursos de enfermagem, fisioterapia e instrumentação cirúrgica, dada a complexidade e importância de outras especialidades no tratamento e qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença. A SBU-SP convidou especialistas dos Estados Unidos eAlemanha, que vieram de longe dividir visões e conhecimento clínico. O objetivo do congresso, além de apresentar um panorama científico dos últimos avanços em novas técnicas cirúrgicas e medicamentos com diferentes mecanismos de ação para tratar o câncer do sistema urológico, foi oferecer um espaço agradável para momentos de descanso na companhia de urologistas e familiares.

“A diretoria da SBU-SP preparou esse evento com muito cuidado, visando propiciar aos nossos colegas a oportunidade de imersão nos avanços clínicos, cirúrgicos, de imagem e radioterapia em um curto período de tempo.”, adverte o presidente da SBU-SP, Dr. Flavio Trigo, na abertura oficial do evento, que também agradeceu o apoio da indústria farmacêutica.

O Uro Onco Litoral também recebeu a presença do Secretário da Saúde da Prefeitura do Município do Guarujá, Marcelo André Nascimento, que pontuou a importância de eventos como esse para o despertar da população para a cuidado com a saúde e atualização médica. “É uma honra estar aqui e dar a largada para esse grande evento. O Guarujá recebe a todos de braços abertos e, inclusive, já celebra o novembro azul para alertar o homem da Baixada Santista sobre a importância do checkup anual.”, disse Nascimento na abertura do evento.

Entre os temas selecionados para a programação deste ano, estão as novas técnicas cirúrgicas como robótica e laparoscópica; novas técnicas de radioterapia; terapia focal; novos medicamentos com diferentes mecanismos de ação que passaram a ser incorporados no tratamento de diferentes neoplasias do trato urinário, bem como as novas práticas para o câncer de bexiga, próstata, pênis, testículos e renal.

“Ao término de cada módulo, colocamos em discussão casos desafiadores e complexos para que especialistas da oncologia e da urologia brasileira e internacional pudessem debater e apresentar alternativas e condutas de tratamento. Esses momentos são valiosos para o aprimoramento da prática clínica. Sem dúvida, é um dos momentos ápices do encontro”, comenta Dr. André Tomé, delegado da SBU-SP.

 

 

 

Na edição deste ano, o evento contou com a presença de especialistas internacionais como a Dra. Maria De Santis, chefe da seção de medicina interdisciplinar do Hospital Universitário de Berlim, na Alemanha, Paul Nguyen, especialista no gerenciamento do câncer de próstata e professor da Harvard Medical School. Além deles, Quoc-Dien Trinh, professor assistente de cirurgia na Faculdade de Medicina de Harvard, Brigham e Hospital das Mulheres e Dana-Farber Cancer Institute e o especialista Fernando Bianco, da Wayne State University School.

Novembro Azul 2018

O Uro Onco Litoral deu início à campanha oficial de conscientização do público leigo neste fim de semana, que também teve caminhada na orla de Santos. A campanha novembro azul, que é uma iniciativa realizada desde 2014, tem como proposta chamar a atenção do homem para o cuidado com a saúde e necessidade da ida regular ao urologista para prevenção de doenças.

O mote “O homem moderno se cuida – procure um urologista”, já ganhou adeptos. A Secretaria de Turismo do Guarujá apoiou a iniciativa e autorizou iluminação especial na Pérola do Atlântico, Pinacoteca, Prefeitura e no Pavilhão da Maria Fumaça. Em Santos, a Avenida Ana Costa será iluminada.

Já na capital paulista, a SBU-SP contou com o apoio do Departamento de Iluminação Pública – ILUME da Prefeitura de SP, e monumentos públicos da capital paulista serão iluminados como a Ponte Octávio Frias de Oliveira – chamada popularmente de Estaiada, Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (Sede da Prefeitura), Biblioteca Mario de Andrade, Monumento às Bandeiras  e Independência, assim como Assembleia Legislativa de São Paulo.

Estão previstas, ainda, caminhada aberta ao público de conscientização no Parque do Povo no dia 11/11 (domingo), ação de conscientização nos pedágios das rodovias estaduais administradas pela CCR AutoBan, inclusão da campanha em todos os visuais no GRU Airport, iluminação especial no Farol Santander (antiga Torre Banespa), além de apoio e ações em parceria com o Sport Club Corinthians e Santos Futebol Clube e palestra no Palmeiras.

Balanço divulgado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, revela que são estimados 68 mil casos de câncer de próstata até o fim de 2018 no Brasil. Atualmente, cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, embora tenha ocorrido um declínio importante nas últimas décadas, em decorrência de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população, de acordo com a SBU.

 

SBU-SP in Situ 2023